Publicado em

3 gerações de dedicação ao vinho: Vinícola Góes

Tudo começou no início do século XX com o casal Benedito de Moraes Góes e Maria das Dores de Lima Góes que lavraram terras em São Roque – SP – até encontrar um vale cujo solo montanhoso e clima seco e rigorosamente faziam brotar uma belíssima e promissora área para o plantio de uvas viti viníferas.

Enoturismo em São Roque - SP. Acervo Vinícola Góes
Enoturismo em São Roque – SP. Acervo Vinícola Góes

Em 1913 nasceu Gumercindo de Góes que viu a primeira safra dos seus pais, Benedito e Maria das Dores, ser colhida quando tinha apenas 7 anos de idade. Este é o marco inicial da vinícola de maior renome e que foi a percursora do enoturismo na região conhecida como Vale das Adegas no interior paulista.

Em 1938, iniciou a produção artesanal. Já em 1946, cerca de 1000 litros de seus vinhos eram transportados pela Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1963, Gumercindo e seus filhos fundaram a Viti-Vinícola Góes. A marca foi uma homenagem ao sobrenome e às origens da família.

Salto qualitativo e vinho premiado

Acervo: Vinícola Góes
Acervo: Vinícola Góes

Hoje na terceira geração, a Vinícola Góes produz em torno de 10 milhões de litros ao ano e possui três unidades fabris, sendo duas em São Roque (SP), as quais contam com videiras próprias localizadas próximas ao complexo turístico da empresa, e a terceira em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, nascida da joint venture formada em 1989 com a família Venturini.

No total a empresa é constituída por 130 funcionários, sendo 90 na área industrial. O grupo é hoje administrado por filhos e netos do fundador, que agradecem as lições de vida deixadas por ele, prometendo seguir em frente com muito orgulho, muita determinação e muito carinho, os seus ensinamentos.

Seu novo e premiado rótulo, o Góes Tempos Philosophia da uva Cabernet Franc Reserva é um vinho tinto fino seco, produzido exclusivamente com uvas paulistas e reconhecido como o vinho mais representativo da safra 2014, em sua categoria, na 22ª Avaliação Nacional dos Vinhos (Bento Gonçalves, RS). 100% Cabernet Franc, cultivada na cidade de São Roque – SP.

Um comentário sobre “3 gerações de dedicação ao vinho: Vinícola Góes

  1. muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *