Publicado em

Casa Perini: vinhos de Farroupilha

Vínicola Casa Perini. Acervo: Casa Perini
Vínicola Casa Perini. Acervo: Casa Perini

A vinícola Casa Perini está localizada na Serra Gaúcha, sub-região do Vale Trentino, em Farroupilha, Rio Grande do Sul. Sua história iniciou em 1876 com a chegada da família Perini ao Brasil.

Em 1929, o filho de imigrante italiano João Perini começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa, quando os fornecia para cerimônias festivas da comunidade local, no Vale Trentino, em Farroupilha. Quatro décadas após o patriarca iniciar sua modesta produção seu filho, Benildo Perini, viria a promover mudanças maiores.

“Em outubro de 1970 resolvi ampliar os negócios da família, fundando a Casa Perini. Motivado e apaixonado por transformar a uva em vinho, busco a cada ano aperfeiçoar a vinícola com equipamentos, tecnologia e equipe qualificada, pois sem uma equipe profissional a arte de elaborar vinhos perde criatividade e talento. E o que seria de qualquer arte sem esses elementos?”

A  Casa Perini utiliza o sistema de espaldeiras em forma de “Y”, no qual a livre circulação de ar e a maior incidência de raios solares sobre as vi­deiras proporcionam uvas com grande concentração de açúcares e matérias corantes, indispensáveis para à elaboração de vinhos de qualidade superior.  Além disto, a região de Farroupilha recebeu recentemente a Indicação de Procedência para a uva Moscato, o que afirma que a região é especialista em produzir está variedade, este reconhecimento foi aprovado pela OIV (Organização Internacional do Vinho e da Vinha).

Espaldeiras em forma de Y. Acervo: Casa Perini
Espaldeiras em forma de Y. Acervo: Casa Perini

Com uma extensa linha de produtos, a vinícola tem como destaque em sua produção os vinhos das uvas: Merlot, Moscato, Cabernet Sauvignon, Tannat, Chardonnay, Pinnot Noir, Marselan, Barbera, entre outras – ao todo são 92 hectares de vinhedos próprios – o que coloca a vinícola entre as maiores do Brasil.

perini-quatro

Entre os rótulos de maior destaque estão: Perini Quatro (Vinho ícone), a linha Casa Perini Espumantes (Brut, Brut Rose, Prosseco, Demi-sec, Moscatel, Moscatel Rose Aquarela e Casa Perini 18 meses 1.5L), Linha Fração Única (Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay) e Osaka (vinho rose).

 

Familia Perini. Acervo: Casa Perini
Familia Perini. Acervo: Casa Perini

 

“Meu pai sempre enfatizou que o valor real da terra existe quando associado ao trabalho árduo ao longo dos anos. É, sem dúvida, um legado que carrego e busco perpetuar “Benildo Perini (Fundador e Diretor da Casa Perini).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *