Publicado em

Vinhedos Capoani: vinhos para a alma

A referência “vinícola boutique” faz mais sentido quando conhecemos a história e os produtos da Vinhedos Capoani. Ainda que a vinícola não incorpore o rótulo “boutique” em sua marca, acreditamos que ela representa bem o que melhor há no conceito:

– Apenas 13 hectares de plantação: com 6 castas, sendo as principais Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e Gamay!
– Produção média por rótulo de apenas 3 mil garrafas anualmente!
– Design arrojado de suas garrafas.
– Vinhos de forte personalidade e feitos para tornarem-se lembranças para a alma.

A história se inicia em 1973 quando Volmir Luis Capoani plantou as primeiras videiras em Bente Gonçalves e ao longo de mais de 3 décadas forneceu uvas para importantes vinícolas brasileiras. Em 2009, com o falecimento de Volmir, seu filho, Noemir Capoani e seus netos William e Renan, assumem a gestão da vinícola e iniciam o projeto de produção do próprio vinho – um antigo sonho da família Capoani.

Acervo: Vinhedos Capoani
Acervo: Vinhedos Capoani

 

A vinícola está localizada em Bento Gonçalves e os vinhedos divididos entre Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul (logo do lado de Bento) também localizada no Vale dos Vinhedos.

O sistema de condução das videiras é 100% espaldeiras e os vinhedos mais antigos possuem 15 anos, enquanto os mais novos 5 anos. Estão localizados em terras não muito altas, de 600 metros de altitude e em solos de características argilosas, baixa fertilidade e baixo teor de matéria orgânica. Uma excelente combinação para proporcionar uvas com alta concentração de açúcar e ideais para passar pelo processo de fermentação.

Em sua essência a Vinhedos Capoani busca a elaboração de vinhos e espumantes, explorando a identidade regional com olhar nas aspirações dos consumidores modernos que buscam produtos com atitude inovadora.

capoani-gamay-nouveau

 

Uma prova da atitude inovadora da vinícola é o seu rótulo de gamay. Um vinho jovem, perfeito para o verão brasileiro. Sua temperatura ideal de serviço é 11 graus, sendo um vinho agradável e com todas as boas características da casta, como se encontram nos seus melhores pares franceses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *