A primeira etapa para conseguir uma posição no mercado pet é ter um bom planejamento de negócios, uma vez que esse é um dos setores mais competitivos do país, o qual arrecada bilhões por ano. Conheça aqui neste artigo, algumas dicas essenciais para montar uma casa de ração de sucesso.
Entrar em um mercado tão concorrido quanto o para pets é um desafio muito grande, portanto, se deseja saber como montar uma casa de ração de sucesso é preciso seguir dicas essenciais. Confira quais são elas a seguir:
1. A IDEIA DO NEGÓCIO
O objetivo imediato é criar um negócio de varejo dedicado à venda de alimentos para animais de estimação. Portanto, o mesmo deve incluir a venda de uma série de acessórios (coleiras, trelas, alimentadores, brinquedos, etc.) relacionados a animais de estimação.
O foco deve ser nos alimentos é claro, mas também deve ter utensílios, objetos, medicações e outros itens para animais. Comece por avaliar casas de rações que já fazem sucesso no mercado, converse com donos de pet shop, a fim de compreender os itens mais comercializados no setor.
Não se esqueça de levar em consideração a demanda e produtos mais procurados na região em que deseja montar uma casa de ração.
2. IDENTIFICAÇÃO DOS EMPREENDEDORES
Não se engane, pessoas que gostam de animais tem o perfil ideal para empreender neste negócio, o que é essencial para estudar os melhores métodos para fazer a casa de ração ter sucesso e atender as necessidades dos pets da região.
Também é importante que o empresário tenha conhecimento sobre os alimentos necessários para cada espécie de animal, bem como cuidados e criação, genética e doenças.
3. PRODUTOS E SERVIÇOS A SEREM OFERECIDOS INICIALMENTE
O PRODUTO OU SERVIÇO
No início dos negócios, é aconselhável começar com uma demanda mais baixa de produtos alimentares e acessórios, aumentando gradualmente a oferta.
ALIMENTOS
As linhas principais devem ser comida para cães e gatos, além dos alimentos para outras espécies de animais, como tartarugas, hamsters, pássaros e peixes.
Em princípio, não incluiremos alimentos para espécies exóticas, deixando-os como uma linha possível a seguir no futuro.
ACESSÓRIOS
Além disso, complementaremos a oferta com uma gama de acessórios para animais, como: alimentadores, bolas, coleiras e trelas, focinhos, pequenos aquários, acessórios para carros e viagens, casinhas, roupas, brinquedos, etc.
4 – O CLIENTE
Todos os dias há mais pessoas que decidem ter um animal de estimação, então a empresa deve atender o público em geral, ou seja, aqueles que tem animais de estimação em sua casa. Faça uma análise do mercado na região em que deseja iniciar o seu negócio, a fim de atender as necessidades dos clientes em potencial.
5 – PLANO DE VENDAS
A aquisição de clientes é muito importante no começo para se tornar conhecido. Algumas variáveis que devem ser levadas em consideração na elaboração do plano de comunicação para os negócios são as seguintes:
Entrada e vitrine:
Esse fator é importante, pois quanto mais clientes entram nas instalações, mais possibilidades de venda. A vitrine deve mostrar a personalidade da loja e, assim, atrair clientes.
Imagem:
O local deve refletir uma imagem esperada pelo público-alvo, cuidando da decoração, iluminação.
Equipe:
A equipe deve transmitir profissionalismo, experiência e deve ser treinada o suficiente para aconselhar o cliente em suas compras.
Publicidade:
Pode ser feita através de uma caixa de correio na área onde a empresa está localizada, anúncios em empresas locais, folhetos nas instalações sobre ofertas, sobre novos produtos a chegar ou os mais atraentes, anúncios na Internet usando as redes sociais, etc.
Promoção:
Promover um ato relacionado a animais, como um concurso de animais de estimação, campanha de vacinação, um dia de cuidado para animais de rua, entre outros, seria uma opção muito interessante para atrair a atenção dos clientes.
Atendimento:
O atendimento amigável e o bom desempenho do produto significam que, com o “boca a boca”, os clientes compram novamente e convidam conhecidos a fazê-lo.
Essas são algumas dicas essências para quem deseja saber o que levar em consideração ao montar uma casa de ração.