Finanças e Economia

Veja 10 dicas para quem está a procura do primeiro emprego

Você chegou a uma idade que quer ser mais independente financeiramente, levar a namorada ao cinema e não quer ficar dependendo do dinheiro dos pais para isso?

Finalmente, chegou a hora de alçar voo em direção a uma profissão e não sabe como começar a colocar em prática a busca do primeiro emprego?

Não deixe de ler este artigo que lhe daremos 10 dicas valiosas para sair da teoria, partir para a prática e conseguir o tão sonhado primeiro emprego. Afinal, a satisfação de ganhar por mérito próprio o primeiro salário é um sentimento único em nossas vidas.

Vamos lá conferir nossas dicas?      

Primeira dica: Providencie um bom currículo

Um currículo é como um resumo do que você tem a oferecer a empresa contratante.

É através dele que você vai expor o seu conhecimento e a sua capacidade de ser merecedor de passar para a fase que é o processo seletivo (entrevista, testes, exames etc.).

Nele deve constar:

  • Suas informações pessoais: nome completo, endereço, telefone, email, data de nascimento e estado civil.
  • O objetivo profissional: ou seja, as vagas para as quais está se candidatando.
  • Formação: neste caso específico de primeiro emprego, deve constar as Instituições de Ensino em que estudou, o nível de escolaridade e os Cursos que realizou, todos com endereços, contato e períodos de duração (completos ou incompletos).
  • Experiência: Aqui é importante informar se já trabalhou (mesmo que informalmente) como menor aprendiz, se já fez Estágios em cursos ou Faculdade, trabalhos voluntários em ONGs, Instituições religiosas com projetos beneficente, se é fluente em outro idioma, o nível de conhecimento tecnológico e informático. Ou seja, no que você se reconhece por experiência prática apto a fazer.
  • Referências: Contato de instituições e de pessoas que podem confirmar como verídicas as informações contidas no tópico das experiências e que possam dar boas recomendações de você.

Segunda Dica: Programa Jovem Aprendiz

A Lei de Aprendizagem (10.097) asseguram que empresas e estabelecimentos reservem uma pequena porcentagem (5% até 15%) de vagas para menor aprendiz (de 14 anos até 24 anos), para capacitação e inclusão do jovem no mercado de trabalho.

Essa é uma oportunidade para os jovens que pode contar muito no currículo profissional e capacitar o na prática de uma profissão.

Terceira Dica: Qualifique-se

Invista em cursos, faça especializações, estágios, atividades extracurriculares, frequente palestras (como falar em público, sobre o mercado profissional, as profissões mais procuradas pelo mercado de trabalho, etc.), foque em seus estudos e no seu objetivo profissional, mas não se prive de abranger seus conhecimentos em outras áreas.

Procure se utilizar de todos os meios disponíveis de conhecimentos (online, livros, documentários etc.). Faça Faculdade, Pós Graduação ou pelo menos, termine o Ensino Médio.

Quarta dica: Procure vagas disponíveis para quem não possui experiência

Pesquise empresas em sua cidade que estejam contratando, distribua currículos pela internet, se utilize de redes sociais (Linkedin, Telegram, etc.), procure agências de emprego e também não se esqueça de pedir indicações aos amigos e familiares que já estão contratados.

Seja paciente e persistente, não desanimar é muito importante, mantenha-se motivado!

Quinta Dica: Procure conferir regularmente o seu email, telefone e redes sociais

As empresas se utilizam desses recursos para agendarem a entrevista com o candidato.

Não atender uma ligação ou deixar de ler uma mensagem pode significar a perda de uma oportunidade.

Sexta Dica: Se prepare para a entrevista

Procure pesquisar sobre a empresa e pela a vaga que você está se candidatando, vá vestido adequadamente. Não use boné, fones de ouvido, excesso de maquiagens ou joias, lembre-se sempre que o menos é mais.

Mantenha o celular desligado e guardado, procure ser calmo, eloquente, discreto e principalmente educado.

Responda o que lhe for perguntado com a maior honestidade possível e não se distraia com nenhum objeto na sala ou com o relógio, seu foco é o entrevistador e você tem que mostrar interesse no que ele está te apresentando.

Sétima Dica: Seja honesto em suas qualificações

Não tenha medo de expor seus conhecimentos e qualificações, porém, nunca se mostre arrogante, nunca afirme ter conhecimento de algo que você realmente não tenha nenhuma noção, não invente talentos e experiências que não possui.

Seja honesto e se mostre estimulado a aprender e dar o melhor de si!

Oitava Dica: Seja pontual

Nunca se atrase para uma entrevista ou reclame do tempo de espera, não se mostre ansioso ou fique de bate papo com outros candidatos.

Aproveite esse tempo de espera para se preparar e ficar seguro para o momento da entrevista.

Nona Dica: Seja organizado com sua documentação

Deixe separado anteriormente todos os documentos necessários (comprovante de residência, RG, CPF, CT, etc.).

Em caso de menor aprendiz, o responsável também deve estar com todos os documentos e autorizações necessárias em mãos.

Décima Dica: Procure ter uma boa noite de sono e ter disposição

É muito importante estar com uma aparência saudável e descansada, passar segurança e tranquilidade faz uma enorme diferença na hora da entrevista ou do teste.

Nunca se negue a fazer algo pedido em relação ao trabalho e nunca faça nada com má vontade e preguiça, não esqueça que você está sendo avaliado minuciosamente.

 

É importante lembrar também que nestes tempos de Pandemia, o uso de máscara ainda é obrigatório na maioria das cidades, portanto, só aperte as mãos do entrevistador se ele estender as mãos dele primeiro.

Outro ponto importante, é que o candidato deve colocar entre os documentos o comprovante da vacina contra o Covid 19, afinal em alguns lugares o acesso só é permitido mediante a apresentação do mesmo.

Esperamos ter sido úteis com as dicas do nosso portal!

Back To Top