Educação

Mapas mentais e diagramas ajudam mesmo nos estudos?

Mapa mental

Pessoas que se dedicam aos estudos sempre procuram novos métodos e técnicas para otimizar o aprendizado. Seja para conseguir uma vaga em uma boa Universidade ou passar em um concurso público essas pessoas estão em busca de conhecimento constante.

Mas para que o estudo seja proveitoso é importante dar atenção a uma técnica que tem ajudado muitas pessoas. Estamos falando do mapa mental.

Cada pessoa tem um método de estudo que funciona para ela. Algumas pessoas preferem estudar fazendo anotações, outras não gostam de ler e se saem melhor vendo vídeo aulas, e ainda outras entram nos livros de cabeça para aprender.

Mas independentemente do método de estudo é importante reter o conteúdo na mente, pois caso contrário, todo o estudo vai ter sido em vão. Existe uma técnica chamada de mapa mental, que promete ajudar na retenção de conhecimento e hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse método de retenção de conhecimento.

O que são diagramas e mapas mentais?

Um diagrama é um gráfico ou uma estrutura que contém ideias principais, como se fosse um resumo de informações estruturadas. O mapa mental é um tipo de diagrama. Mas no caso dos mapas mentais o diagrama possui uma ideia central que se ramifica para outras informações.

É como se essa ideia central fosse um ponto de partida para as informações ao redor e, esse ponto de partida ajuda a associar, reter e lembrar as ideias adjacentes.

Como surgiram os mapas mentais?

Embora algumas pessoas ainda não conheçam os mapas mentais, essa é uma técnica muito antiga. O primeiro registro de um mapa mental é datado do século III na Grécia. Esse primeiro registro foi de um filósofo grego que fez um diagrama chamado de árvore porfírio. 

Depois disso, muitos outros pensadores usaram mapas mentais para expressar suas ideias e guardar informações. No entanto, foi somente em 1970 que os mapas mentais se popularizaram por causa de um apresentador de TV que também era escritor de livros.

Esse homem chamado de Tony Buzan, falava dos mapas mentais em seu programa de TV e também escreveu vários livros falando sobre o assunto e a eficácia do método.

Hoje, muitos alunos e professores se beneficiam deste método de retenção de ideias e você também pode se beneficiar muito dos mapas mentais.

Existem mapas mentais online?

Muitas pessoas gostam de desenhar e tem habilidades para fazer isso. Essas pessoas quando estão estudando e fazem seus mapas mentais, conseguem fazer desenhos perfeitos que ajudam na retenção de ideias.

Mas nem todo mundo tem esse dom, não é mesmo? Se você não tem habilidade com desenho ou prefere as ferramentas online em vez de papel e lápis, você pode se beneficiar muito das ferramentas online para fazer mapas mentais.

Com essas ferramentas você pode usar a sua criatividade e fazer mapas mentais realmente incríveis que podem te ajudar muito a absorver o conhecimento que você precisa.

Mapas mentais e diagramas ajudam mesmo nos estudos?

Existem muitas pesquisas que comprovam a utilidade dos mapas mentais e diagramas no estudo. Essas pesquisas mostram como essas ferramentas ajudam a otimizar o estudo, tornando a absorção de conhecimento mais prática.

Algumas dessas pesquisas relataram um aumento de 50 por cento de eficácia nos estudos, quando alguém usa um mapa mental para estudar.

Se você tem dúvidas se esses métodos realmente funcionam, você pode tentar usá-los na próxima vez que você estudar e provar por si mesmo a eficácia dos mapas mentais e diagramas para otimizar os estudos.

Benefícios do mapa mental

A seguir veja alguns benefícios que são comprovados por pesquisas do uso de mapas mentais nos estudos.

Promove aprendizagem significativa

Especialistas dizem que uma aprendizagem significativa é a capacidade de conectar novos conhecimentos com conhecimentos antigos. Essa conexão ajuda tanto a absorver o novo conhecimento, como também a manter o conhecimento pré-existente. E o uso do mapa mental para estudar pode promover essa aprendizagem significativa.

Ajuda na memorização e retenção de ideias

Esse é um dos benefícios mais óbvios e mais conhecidos dos mapas mentais. Mas qual a explicação para isso? Bem, a nossa mente guarda de forma mais eficaz imagens e diagramas, o que não acontece muito bem com palavras e textos. Então, é por isso que os mapas mentais são eficazes para memorizar e reter ideais.

Permite um aprendizado dinâmico e envolvente

Criar mapas mentais pode ser muito divertido. Como mencionamos, se você tem habilidades com desenho, você pode aproveitar isso para fazer seus mapas. Mas se você não tem habilidades com desenho, você também pode se beneficiar desse aprendizado dinâmico usando ferramentas online para criar mapas mentais.

Esse método de estudo pode até promover o prazer em estudar estimulando ainda mais o aprendizado. Sabendo disso, comece agora mesmo a usar o mapa mental para adquirir todos esses benefícios importantes ao estudar!

Back To Top