Nutricionistas, médicos e associações médicas concordam que devemos comer pelo menos duas porções de peixe gordo por semana para colher os benefícios dos ácidos graxos ômega-3. Mas o fato é que nós simplesmente não fazemos isso.
Esses ômega-3 encontrados em peixes como salmão, sardinha, sardinha e cavala são cruciais para o desenvolvimento adequado, proteção cardiovascular e saúde do cérebro.
As deficiências de ácidos graxos ômega-3 foram associadas ao aumento da depressão e da ansiedade. Tudo isso levou muitos médicos a iniciar suas recomendações para pacientes com dietas ricas em DHA e EPA. Na verdade, o Dr. Hyman diz que eles são basicamente obrigatórios se você não comer peixe.
Mas agora, as pílulas de óleo de peixe não são a única opção para adicionar DHA e EPA anti-inflamatórios. O óleo de krill – um relativamente recém-chegado ao corredor suplementar que você pode ter visto vendido como o óleo de krill omega vermelho mais popular – tem um perfil de ácidos graxos impressionante, bem como alguns outros nutrientes que o óleo de peixe comum não possui. O que levanta a questão, o óleo de krill é uma opção melhor?
O que é óleo de krill?
Não confunda o óleo de krill com os oleos essenciais usados na aromaterapia, eles estão longe de poderem ser usados para massagem ou de forma relaxante. Este tipo de óleo é para a ingestão.
O óleo de krill é derivado do krill antártico, pequeno camarão que vive nas águas próximas à Península Antártica e serve como fonte de alimento para vários peixes, pássaros e baleias. No processo de produção, o krill é triturado e seus lipídios são extraídos usando acetona ou álcool como solvente, dependendo do fabricante, que é então evaporado. (Consulte o apêndice abaixo para obter mais informações.)
O óleo resultante é rico nos mesmos tipos de ômega-3 que o óleo de peixe, EPA e DHA. Além dessas gorduras saudáveis, também contém outros benefícios nutricionais promissores.
Como a fonte do krill é principalmente o fitoplâncton, que é rico no carotenóide antioxidante astaxantina, o óleo de krill também contém esse antioxidante. O óleo de krill também contém pequenas quantidades de vitaminas A e C, e seus ácidos graxos se ligam aos fosfolipídios em comparação com os triglicerídeos, o que poderia facilitar a absorção e utilização do corpo.
Óleo de Krill e Óleo de Peixe: Qual é a Diferença?
O óleo de krill é derivado do krill, enquanto o óleo de peixe é normalmente obtido a partir de uma combinação de peixes como anchovas, arenque, sardinha, salmão e cavala. Eles também parecem diferentes. Ao contrário do óleo de peixe, o óleo de krill é avermelhado porque a astaxantina está presente. Este antioxidante demonstrou atravessar a barreira hematoencefálica e novos estudos sugerem que tem um forte efeito neuroprotetor e benefícios na pele.
Por fim, se você deseja experimentar ainda mais benefícios naturais, opte por usar alguns produtos de âmbar como o colar ambar para adulto que possui propriedades benéficas para o sistema imunológico e ajuda contra doenças inflamatórias.