Finanças e Economia

Principais desafios de um imigrante brasileiro no exterior

Imigrantes

Não é novidade para ninguém a grande pressão e diversos problemas de adaptação que um imigrante costuma ter, tanto os de fora, quanto os brasileiros. Pensando exatamente nesses problemas que os imigrantes enfrentam todos os dias, decidimos vir aqui falar um pouco mais sobre os mesmos.

Aqui você irá aprender sobre os desafios que os imigrantes brasileiros enfrentam quando viajam para fora, para poder perceber tais problemas refletidos no nosso próprio povo.

Podemos lhe adiantar que você verá um pouco dos problemas referente a língua diferente, culturas, costumes e até mesmo leis, mas não somente isso, você também verá os problemas psicológicos que são bem recorrentes para um imigrante, como a solidão, a saudade de casa, os medos, preconceitos e muito mais.

Lembre-se de prestar muita atenção em todas as informações que serão citadas mais abaixo, pois as mesmas farão diferença no seu conhecimento geral de migração e imigrantes, sendo um tema muito importante na atualidade, tanto para escolas e vestibulares, quanto para tentarmos resolver tais problemas.

Primeiros desafios no exterior

Primeiramente, iremos começar citando alguns problemas e desafios que um imigrantes brasileiro costuma enfrentar em relação ao novo país no qual irá conviver, por conta de ser um mundo totalmente novo e diferente daquilo que ele conhecia e estava acostumado.

Língua

Começando pela língua, que é o primeiro problema que acabamos pensando e interligando quando ouvimos sobre imigração. Pode-se dizer que a língua acaba dificultando muito a vida de um imigrante, tendo em mente que nos primeiros dias e meses, ele precisará muito de um tradutor.

Caso o imigrante não consiga acesso ao mesmo, ele passará muitas dificuldades para se comunicar, trazendo outras milhares de complicações, podendo impossibilitar que os imigrantes comam, por conta da falta de comunicação que ele terá com as outras pessoas.

Entretanto, podemos dizer que o problema com a língua, de pouco em pouco o imigrante acabará entendendo e se acostumando, por conta de ser algo que ele estará sendo obrigado a aprender para conseguir viver.

Cultura

Passando para o quesito de cultura, que também acaba sendo um dos milhares de problemas e desafios enfrentados pelos imigrantes. Podemos dizer que mesmo que vivamos no mesmo mundo, cada estado tem sua cultura diferente, do mesmo jeito que cada país terá a sua.

Quando somos expostos a uma cultura diferente, a gente acaba gostando de primeira mão, mas quando somos obrigados a conviver e se adaptar para essa cultura, pode ser que a história acabe mudando um pouco, pois ninguém se sente à vontade abandonando a sua cultura, para conviver em outra, certo?

Costumes

Sendo um problema bem parecido com a cultura, também podemos citar os costumes, pois do mesmo jeito, cada estado e país tem os seus costumes diferentes, sendo algo que pode virar uma dor de cabeça no começo.

Nos países afora, podemos observar mudanças de costumes em todas as áreas possíveis, como nos feriados e suas comemorações, costumes de comidas típicas, costumes nas escolas e trabalhos, e em milhares de outros lugares, que com certeza serão um problema para um imigrante brasileiro.

Leis

Partindo para o último item da lista de problemas que os imigrantes costumam enfrentar provenientes dos países destino, podemos citar as leis, que com certeza sofrem grande mudança em relação ao do Brasil.

Além das mudanças referentes ao nosso país, também podemos citar que as leis são algo que acabam mudando de estados para estados, deixando ainda mais difícil e complicado para que os imigrantes consigam aprender e se adaptar.

Desafios emocionais

Agora que você já sabe de todos os problemas causados por conta da mudança de país para o imigrante, chegou a hora que você irá aprender um pouco mais sobre os problemas psicológicos e desafios emocionais que tais pessoas costumam enfrentar.

Solidão

A solidão acaba sendo um dos maiores problemas psicológicos que podemos citar para os imigrantes, por conta de que os mesmos, na maioria das vezes, abandonam seus amigos, família e conhecidos, estando completamente sozinho e por conta própria em seu novo país.

Saudade de casa

A saudade de casa e seus familiares também acaba pesando muito, e deixando diversas outras questões e problemas piores para o imigrante. Afinal, não podemos negar que morreríamos de saudade caso acabássemos abandonando nossa família, amigos, casa, escola, trabalho e tudo mais, certo?

Medos e incertezas

Os medos e incertezas também costumam ser um grande problema, é um dos mais assustadores que podemos citar, por conta de que é inimaginável o sentimento de não sabermos o que vai acontecer, se comeremos, se vamos ver nossa família e amigos de novo, se conseguiremos um trabalho, literalmente tudo.

Preconceitos

Por fim, nós também não podemos deixar de citar os preconceitos que acontecem todos os dias com um imigrante diferente, por conta das diferentes culturas e costumes, além de que o povo do país alvo da imigração costuma ver os imigrantes como ladrões de oportunidades e aproveitadores.

Back To Top