Você sabia que não existe apenas um tipo de fotografia de moda, mas sim 04 modalidades? Isso porque cada uma delas representa um viés desse ramo, sendo alguns voltados aos próprios profissionais e outros ao público.
Assim, quem sonha em se tornar um fotógrafo profissional deve conhecê-las. O mesmo deve fazer quem se interessa em modelar e, também, quem quer se destacar nas redes sociais como influenciador digital.
Para conhecer mais sobre os estilos de fotografia dentro do mundo da moda continue lendo. Abaixo você encontra cada uma das modalidades fotográficas em detalhes, bem como informações sobre o fim a qual cada uma se destina.
Fotografia de moda: Conheça as modalidades
Existem vários estilos de fotos dentro da moda. Cada um deles se volta a um fim, como para o desenvolvimento de tendências quanto para a venda. Por isso, quem quer trabalhar com retrato profissional nessa área deve conhecê-los.
Cada um desses estilos trabalha de forma diferente e em ambientes diferentes, envolvidos em vieses diversos da moda. Veja, abaixo, qual é cada um deles, seus objetivos e como se caracterizam.
Fotografia comercial
O primeiro estilo de fotografia de moda é a comercial. Ela se volta à fotografia de produto, ou seja, à divulgação dos itens. Estes podem ser calçados, roupas, acessórios, jóias, bolsas e até esmaltes.
Nesse caso, a fotografia não se volta ao modelo. Apesar de existir um modelo trajando a peça, independentemente de qual ela for, o objetivo é demonstrar o caimento dela no corpo. Por exemplo, como fica ao vesti-la, se marca em algum lugar, suas combinações etc.
Esse tipo de fotografia também leva o nome de “fotografia de catálogo”, eis que demonstra produtos ao mesmo tempo em que se destina à venda.
Fotografia de beleza
Diferentemente da fotografia anterior, aqui há foco no modelo e em sua beleza. Nesse caso, há o objetivo de se vender algo. Para isso, cria-se o desejo de ser igual ou se ter alguma coisa.
Por exemplo, quando a fotografia de moda é do estilo beleza e divulga produtos cosméticos, é normal que se usem mulheres bonitas, maquiadas e com o cabelo sedoso, ressaltando essas qualidades.
Então essa é a fotografia que vemos em revistas estampando as propagandas de produtos.
Embora o foco seja o produto e o que se está vendendo, também são utilizados outros aspectos e a maioria deles, como cores, conceito, cenário e figurino podem criar ensaios bastante interessantes e criativos.
Editorial de moda
O terceiro tipo de fotografia de moda é o de editorial e ele é bastante específico, pois aqui não se está tentando, necessariamente, vender algo. O objetivo, em verdade, é a criação de tendências.
Ou seja, de estilos que marquem época e que sejam seguidos e comprados pelos próprios estilistas e criadores de moda. Assim, há a venda de um conceito, e não de um produto em si.
Essa é uma parte da fotografia de moda bastante interessante justamente por fugir do conceito de venda direta, mas abraçar a influência que possui sobre a sociedade.
Fotojornalismo de moda
O quarto e último estilo de fotografia de moda é o fotojornalismo. Embora haja, sim, a produção de imagens, o profissional vai além. Ele é um jornalista que cobre eventos e tem capacidade de opinar sobre eles, sobre as tendências, desfiles e fatos desse universo.
Assim, ele trabalha também nos bastidores da moda e leva em consideração o que vê no mundo. Ou seja, a replicação de conceitos e tendências das semanas de moda nas ruas, pelo público.
Portanto, nesse caso a fotografia de moda se volta a documentar o mundo da moda junto à realização de considerações sobre ele.