O Tatuapé, distrito e bairro situado na Zona Leste de São Paulo, foi fundado em 1919, tendo completado 100 anos no ano anterior. Pertencente à subprefeitura da Mooca, seu nome compreende a denominação “Caminho dos Tatus”, originária dos termos tupis tatu (tatu) e apé (caminho).
O distrito do Tatuapé, uma dos mais tradicionais da capital paulista, engloba uma população de 75.481 habitantes, os quais são contemplados com o que há de melhor em relação à urbanização, qualidade de vida, infraestrutura e acesso ao entretenimento, credenciando o bairro como um dos mais desenvolvidos na Zona Leste de São Paulo, popularmente conhecida por abranger bairros mais desfavorecidos economicamente e com elevado índice de criminalidade.
No entanto, o prestígio do Tatuapé que o destoa de bairros vizinhos pode ser atribuído à industrialização notabilizada no território ainda no século passado, contribuindo com o crescimento, sobretudo, de seu lado norte que, em meio a um processo de verticalização que se estabelecia, beneficiou-se da predileção do empresariado em instalar fábricas renomadas nesta localidade, enquanto, na parte sul, sua expansão industrial caminho em passos mais vagarosos, retratando a paisagem da região como rural durante muitos anos.
O Tatuapé e sua história
Conforme estendeu-se o passar das décadas, chegando na segunda metade do século XX, as prioridades rurais que ocupavam o lado sul do Tatuapé foram, gradativamente, sendo designadas ao loteamento para construção de condomínios residenciais de médio e alto padrão, desta forma, estimulando o fluxo de pessoas á localidade e, norteado pelo iminente crescimento populacional da região, o comércio identificou a necessidade de acompanhar a tendência de uma potencial demanda, ampliando a oferta no mercado que, para o consumidor, foi extremamente favorável.
Predominantemente abrigado por imigrantes italianos no Século XX, é perceptível o grande sugestionamento que esses povos exerceram sobre a cultura da região, refletindo na capital paulista como um todo que, até hoje, enfatiza suas raízes da Itália e Japão, nações cuja incidência imigratória para São Paulo foi substancial. A notoriedade que, no decorrer dos anos, o bairro do Tatuapé atingiu, impactou na moldagem da atividade comercial na região.
O crescimento observado no bairro
Anteriormente, pautada nos anseios e necessidades de um perfil mais humilde e menos favorecido financeiramente de consumidor, os empreendedores estiveram atentos às novas propensões da população e, desta maneira, passaram a disponibilizar estabelecimentos comerciais de segmentos variados que puderam suprir essa carência de forma mais abrangente, respaldando àqueles detentores de grande poderio aquisitivo a consumirem em conformidade com o seu padrão de vida, adequando a oferta às novas práticas do consumidor que integrava o Tatuapé.
À medida que os moradores de São Paulo foram sinalizando positivamente acerca da motivação em rumarem para o bairro, os imóveis no Tatuapé passaram a demandar de uma oferta que, embasada na recorrência de deslocamentos para região, correspondesse ao anseio da demanda. Mas, para que os paulistanos começassem a ambicionar uma moradia no Tatuapé, diversos coeficientes agiram em prol desta aspiração.
A qualidade de vida do Tatuapé
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) registrado na cidade de São Paulo, enquanto alcança o indicador de 0,783, no bairro do Tatuapé, o cenário altera-se veementemente, desfrutando de um IDH de 0,936, considerado muito elevado para os padrões nacionais e evidenciando o quão benéfico é, para qualquer cidadão paulista, ingressar em uma localidade com tantas potencialidades.
Para mensurar a relevância deste dado, que somente retrata a qualidade de vida e infraestrutura da região, se o Tatuapé fosse um país, por exemplo, contaria com o décimo maior IDH do mundo, superando potenciais mundiais e referências de desenvolvimento humano e industrial como Holanda, Dinamarca, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Japão.
A infraestrutura que contempla o bairro
Reunindo todas as credenciais que vão de encontro ao que qualquer cidadão não somente paulista, mas brasileiro, almeja em referência às condições ideais para prosperar economicamente, profissionalmente e financeiramente, o distrito do Tatuapé atribui também sua estruturação, desenvolvimento e urbanização às construções de duas estações de metrô que compreendem o bairro.
Ambas integrantes da Linha 3-Vermelha do Metrô, tanto a estação do Carrão como a estação do Tatuapé contribuíram efetivamente para a expansão comercial e industrial nestes arredores, atuando em benefício da acessibilidade no bairro e, desta maneira, fomentando investimentos para comportar a atual demanda populacional no Tatuapé que, além de prezar pela qualidade de vida, desfruta de elevada empregabilidade, responsável por avolumar a renda na região e manter aceso o estímulo do consumidor em investir. Apresentando as prerrogativas que amparam o cidadão residente do Tatuapé, a princípio, discorremos acerca da educação.
Ofertando ensinos de qualidade, que aliam a teoria à prática, disponibilizando acesso irrestrito ao conhecimento e tecnologia, as escolas e universidades situadas no Tatuapé gozam de prestígio e credenciam o jovem à ingressar no mercado de trabalho com o preparo adequado. Dentre as principais escolas, elencamos o Colégio Amorim, Colégio Espírito Santos e Colégio Objetivo, enquanto, dentre as principais universidades, citamos a UNICID, a UNICSUL,a FATEC Tatuapé e a UNIP. Aos amantes da vida noturna, o bairro conta com uma variedade de opções para aqueles que apreciam barzinhos e baladas, como o Maavah Bar, Sky Lounge Bar e Cervejaria Marengo.
O segmento imobiliário na região
Em meio a este contexto, o mercado de imóveis segue intenso no Tatuapé. Detendo imóveis extremamente valorizados, em virtude de boa localização e infraestrutura referência na região, as atenções do consumidor seguem voltadas às casas e apartamentos no Tatuapé, motivados a se inserirem numa região que assegura emprego, segurança, saúde e opções de lazer.
Associando este cenário à queda da taxa SELIC e a facilitação na liberação de crédito, a propensão pela busca de um imóvel no bairro que melhor de adéqua ao seu perfil cresceu, refletindo na alta de investimentos de construtoras que, cientes da intenção do consumidor, destinam verba para estes fins com a convicção de que o segmento seguirá em expansão no Tatuapé.
Portanto, certifique-se acerca da região em que está inserido, identificando se a projeção de crescimento urbano e econômico do local é positiva. Caso a percepção seja negativa, não hesite, rume ao Tatuapé e potencialize todas as suas perspectivas de progresso pessoal, profissional e financeiro.
Gostou deste artigo sobre Tatuapé SP: um bairro completo para viver? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!