Educação

Tudo para estar pronto para 4 diferentes exames de proficiência em francês

Um dos objetivos de quem faz o curso de francês é a aprovação nos exames de proficiência em francês. Ele nada mais é do que um teste cujo resultado pode certificar o seu conhecimento ou destreza no idioma.

Para isso, analisam o estudante de diversas formas que podem demonstrar se ele tem a devida compreensão e desenvoltura no uso do idioma francês. E os resultados disso podem ter conseqüências profissionais e até mais sérias.

Ou seja, cada um dos exames é bastante interessante e, para obter sucesso, é preciso se preparar. Para ajudar você nessa preparação nos separamos abaixo algumas dicas para você estar pronto para os testes.

Como ficar pronto para os exames de proficiência em francês?

É claro que fazer um bom curso de francês em São Paulo ou outros locais é um ótimo ponto de partida para o sucesso no exame de proficiência. Contudo, isso não consegue, por si só, garantir o resultado positivo

É preciso conhecer os testes e usar metodologias diversas para se preparar, especialmente porque são várias as habilidades com a língua francesa que são testadas nos exames.

Assim, continue lendo para conferir, abaixo, algumas importantes dicas que vão lhe tornar um expert sobre os exames de proficiência em francês e pronto para se preparar para eles rumo ao sucesso.

Conheça os testes

Primeiramente, para se preparar para os exames de proficiência em francês é preciso conhecê-los. Eles são 04. Confira cada um e principais características:

  • DELF: com certificações A1, A2, B1 e B2. Nesse caso é o aluno que escolhe qual é o nível para o qual ele quer a certificação e, assim, é testado para ele. Caso não seja aprovado, não receberá o de grau anterior, precisando refazer a prova. A certificação é vitalícia e é emitida pelo Estado da França;
  • DALF: possui dois diplomas, C1 e C2, e também exige que o candidato escolha sobre qual pretende ser analisado. Com duração vitalícia, é emitido pelo Estado da França;
  • TFC: nesse caso o aluno não escolhe o nível para o qual será testado e apenas precisa realizar a prova. Assim, será classificado de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas;
  • TEF: muito semelhante ao anterior, sua certificação tem duração de 02 anos e é feito de acordo com a escala canadense de competências na língua francesa. Ou seja, pertence especificamente ao Canadá. 

 

Treine todas as eficiências testadas

Os exames de proficiência em francês exigem conhecimento em todas as áreas da língua. Ou seja, na compreensão oral e escrita e da capacidade de reproduzi-la, da mesma maneira. Por isso, é importante que você treine para todos os vieses.

Tudo isso, é claro, de acordo com o teste que você pretende fazer, que pode ser no Canadá (TEF) ou França. Assim, você sabe como são as variações do idioma para o país ou continente que lhe interessa.

Use conteúdos diversos como referência

Por fim, para treinar para os exames de proficiência em francês não deixe de usar todas as formas de estudo que estão disponíveis. Por exemplo, não se atenha aos testes e ao seu material didático de curso de francês.

Considere incluir na sua rotina de estudos outros conteúdos, como jornais e revistas em francês, que são facilmente encontrados online. Igualmente, considere produções do audiovisual, como músicas, séries e filmes.

Dessa maneira você se acostuma de melhor forma com o idioma e melhora as suas chances de obter sucesso no seu teste de proficiência em francês. Note que todas essas atividades incluem a compreensão oral e escrita, bem como interpretação. Por isso, são ótimas formas de preparo!

 

Back To Top