A Franquia de Casa Lotérica é um dos negócios mais conhecidos e usados pelo público. Você certamente já usou os serviços de uma ao menos uma vez na vida. Isso acontece porque há franquias em quase todos os bairros e cidades. Além disso, por prestar uma série de serviços importantes, a Franquia de Casa Lotérica já faz parte da cultura popular.
Se você é um grande frequentador curioso ou um futuro empresário e deseja abrir uma Franquia de Casa Lotérica mas não sabe como, esse artigo irá te ajudar. Aqui serão explicados conceitos básicos sobre as casas lotéricas. Além disso, o texto irá explicar o passo a passo para abrir a sua própria franquia, abordando os pontos essenciais.
O que é e por que abrir uma Franquia de Casa lotérica?
Uma casa lotérica, ou loteria, é um estabelecimento que presta serviços financeiros. Para isso, esse estabelecimento é vinculado à Caixa Econômica Federal (ou só CAIXA). Por isso, nela você poderá vender os produtos das loterias CAIXA. Esses produtos incluem os bilhetes dos seguintes jogos:
- Mega-sena;
- Lotofácil;
- Quina;
- Lotomania;
- Timemania;
- Dupla sena;
- Federal;
- Loteca;
- Dia de sorte;
- Super sete;
- +milionária.
Além disso, sendo um franqueado CAIXA você poderá prestar serviços bancários como: pagar boletos e contas de água e luz. Também venderá serviços de outras empresas, desde que sejam autorizados pela CAIXA. Por exemplo: Tele-sena e raspadinhas. Por isso, abrir uma Franquia de Casa Lotérica pode ser um bom negócio.
Além da grande quantidade de serviços que você irá oferecer, ainda contará com o selo de qualidade CAIXA. Assim você terá um negócio com risco baixo, retorno em médio prazo e com grande fluxo de clientes interessados nos serviços. Isso acontece porque todos já conhecem os serviços que as lotéricas oferecem.
Ficou mais interessado em abrir a sua franquia? Então leia a seguir para conhecer os passos para alcançar esse sonho.
O que é preciso para abrir a minha franquia?
Há muitas dúvidas sobre o processo. A seguir o artigo vai trazer os principais pontos com o que você precisa saber para começar.
Preciso ter CNPJ?
Não precisa. Para ter chance de abrir a sua franquia de lotérica, você pode participar do processo usando CPF ou CNPJ. As coisas indispensáveis são ter ensino fundamental completo e ser maior de idade (ter 18 anos ou mais) ou ser um menor de idade emancipado dos responsáveis.
De acordo com a própria CAIXA, para fazer uma proposta em um edital de abertura de Franquia de Casa lotérica, você precisa dos seguintes documentos:
Se for pessoa física: CPF, carteira de identidade, certidão negativa de execução patrimonial e também o anexo 1 do edital preenchido.
Se for pessoa jurídica: balanço patrimonial, se tiver patrimônio; cadastramento e habilitação parcial no SICAF (sistema de cadastramento unificado de fornecedores) e também o mesmo anexo 1 do edital preenchido.
Além disso você também precisa ter uma conta na CAIXA. Você não precisa disso para fazer a proposta, mas vai precisar quando for selecionado. Isso será importante para a sua franquia começar a funcionar, então fique atento e adiante esse passo para não ter problemas.
O investimento inicial é muito alto?
O total médio que você vai investir é de cerca de trinta mil reais. Apesar disso, esse valor pode ser maior ou menor de acordo com alguns pontos como a estrutura física que você já tem ou terá que adquirir. Isso inclui mudanças na estrutura, tamanho, equipamentos e número de funcionários que você vai empregar.
Quais serviços preciso contratar para a minha Franquia de Casa lotérica?
Para começar você precisará contratar uma seguradora de valores e um serviço de contabilidade. Esses dois pontos são essenciais para continuar com o processo para ser dono de uma franquia de loteria CAIXA.
Por onde começar?
A Caixa Econômica Federal abre editais de licitação nos quais informa que receberá inscrições de interessados em serem “permissionários lotéricos”. Esse é o nome dado a você que será dono de uma casa lotérica muito em breve. Esses editais são divulgados no site da CAIXA. Você precisa ficar atento a eles para ter uma chance.
Quando for aprovado, você vai pagar uma taxa informada no edital. Irá comparecer para assinar o contrato ou pré-contrato que firma o seu compromisso com a CAIXA. O banco vai fornecer um treinamento para você e os outros selecionados no edital.
Além disso você precisará instalar a loja da casa lotérica no local que informou quando fez a sua proposta à CAIXA. Você deverá fazer essa instalação seguindo os procedimentos e padrões técnicos e de qualidade exigidos pelo banco. Também deverá (agora sim) abrir um CNPJ e contratar os serviços essenciais sobre os quais já leu aqui.
Agora você já sabe o que é essencial para abrir a sua própria Franquia de Casa lotérica. Não perca tempo, fique atento ao site da Caixa Econômica Federal e boa sorte!
Veja também: Como fazer investimentos em banco digital