O que é pintura
Chamamos de pintura uma linguagem artística que utiliza pigmentos aplicados a uma superfície.
Essa superfície pode ser de uma grande variedade de materiais, não necessariamente tela.
São fotos em papel, tecido, paredes, madeira ou qualquer outro suporte que a imaginação permitir.
O tipo de pigmento também varia, pode ser tinta líquida ou em pó, industrial ou natural.
Além disso, existem várias técnicas de pintura e tipos de pintura que foram criados e desenvolvidos ao longo do tempo.
Pintura ao longo da história
A arte sempre esteve presente na humanidade como meio de comunicação. Uma das manifestações mais antigas nesse sentido é a pintura.
Como é bastante tradicional na história da arte, a pintura percorreu quase todos os períodos históricos e em cada um deles retratou comportamentos, crenças, vida social e política, bem como outros aspectos da sociedade.
Assim, com a ajuda dessa linguagem, é possível compreender o passado, os costumes e as ideias de diferentes épocas e lugares do mundo.
Quando as pessoas ainda viviam em tempos pré-históricos, um tipo de linguagem desenvolvida por meio de imagens nas paredes de cavernas, era a arte rupestre.
Os pigmentos usados foram extraídos da natureza, de materiais como carvão, sangue, ossos, plantas, cinzas e raízes.
Os objetos desenhados variavam de cenas de caça a representações de dança, sexo e outras imagens cotidianas. A ideia desta arte é considerada religiosa, de natureza ritual.
A pintura também estava presente em cidades antigas, mas foi na Idade Média (5-15 séculos) que ganhou fama na arte.
Mais tarde, principalmente com o advento da fotografia no final do século XIX, a pintura perdeu parte de sua força e representatividade. Isso leva os artistas a mais liberdade estética nessa linguagem.
A pintura agora está sofrendo resistência como outra forma de expressão entre muitas expressões contemporâneas.
Tipos de pintura
Pintura figurativa
A pintura figurativa é uma imagem de figuras, objetos e pessoas, ou seja, é capaz de exibir imagens reconhecíveis pelo olho humano.
É a pintura mais realizada do mundo por artistas profissionais e amadores. Existem muitos tópicos para consultar, como retratos, naturezas mortas e paisagens.
Pintura abstrata
A pintura abstrata é uma forma de expressão que apresenta imagens indecifráveis que não correspondem à realidade, como é o caso da arte figurativa.
Dessa forma, pontos, cores, texturas e padrões são explorados para que o resultado final esteja relacionado aos aspectos subjetivos do ser humano.
Na primeira metade do século 20, iniciou-se um movimento artístico (abstracionismo), que deu rédea solta a essa forma de pintura, principalmente com o artista russo Wassily Kandinsky.
No entanto, desenhos e pinturas com padrões abstratos sempre foram criados por povos indígenas e tribais em todo o mundo.