Os exames ocupacionais são feitos por médicos do trabalho, e seu objetivo é saber se o funcionário tem ou sofreu durante uma estadia na empresa algum dano à saúde. A saber, estes exames são exigidos por lei e por conta da empresa.
Logo, existem 5 tipos de exames em questão. Se você deseja saber quais são, então não perca tempo e confira agora a matéria que preparamos para você. Assim, você ficará muito mais informado. Confira!
Confira 5 dos principais exames ocupacionais
Ao contratar pessoas para ocupar vagas de trabalho, as empresas realizam exames ocupacionais . A saber, realizar estes exames faz parte dos requisitos exigidos aos candidatos que desejam assumir a vaga na empresa.
Logo, estes não são em vão, pois, além de cumprir a legislação trabalhista, buscar alinhar o novo funcionário ao perfil da empresa. Dessa forma, para você que pretende concorrer a uma vaga de emprego, é legal conhecer do que trata esses testes.
Alguns dos benefícios destes exames são a prevenção de imprevistos e contratempos, tanto para a empresa como para o funcionário. Visto que a empresa saberá em que condições de saúde o funcionário entrou na empresa e este por sua vez, sabe quais resultados trabalhar na organização resultaram em sua saúde.
Portanto, para se aprofundar no assunto, vou apresentar os 5 principais exames que competem às empresas realizar antes de contratar um funcionário. Agora você saberá quais são esses exames e que eles visam avaliar. Vamos lá?
exame vestibular
Os exames admissionais são feitos antes que o funcionário comece a trabalhar na empresa . Logo, ele faz parte do processo de contratação e é um exame exigido por lei. Uma vez que visa verificar que o colaborador tem capacidade para exercer a carga.
Durante a realização deste exame avalia-se não apenas a capacidade física do candidato, mas também a mental. Esse exame é importante porque mantém a empresa ordenada com a lei, e previne possíveis acidentes.
Vale ressaltar que há exames que segundo a lei não devem-se exigi-los como admissões. Assim, entre os exames proibidos neste caso estão o teste de gravidez, HIV. Logo, a exigência destes é crime por parte da empresa.
Exame periódico
Outro exame que faz parte das ocupações é o exame periódico. A saber, este tem como objetivo proteger os funcionários. Isso mesmo! Ele monitora como anda a saúde do trabalhador da empresa.
Logo, trata-se de exames clínicos e testículos, para que possa ocorrer a emissão do ASO (Atestado de saúde ocupacional). Este deve ter a assinatura de um médico do trabalho, e os dados de realização variam de acordo com a empresa.
Já que, depende da idade do funcionário, do grau de exposição a riscos, etc. Assim sendo, quando o colaborador tem de 18 a 45 anos deve-se realizar os exames periódicos em intervalos de 12 meses.
exame demissional
Este exame é feito logo depois de o colaborador receber a rescisão do contrato de trabalho. Então, além de ser uma exigência legal, ele é uma garantia para ambas as partes. Como assim?
Ora, para a empresa manter a garantia de cumprir a lei, assim, evitando causas posteriores na justiça. Como também, para o trabalhador é a prova do seu estado de saúde quando saiu da empresa.
Ao realizar este tipo de exame, a empresa pode acompanhar o setor de segurança do trabalho. Neste sentido, o empregador pode implantar melhorias no setor, caso seja necessário.
Retorno ao trabalho
É uma proteção feita logo quando o trabalhador retorna às suas funções. Assim, quando este retorna logo após algum acidente ou doença, a empresa exige um exame como garantia de provas do estado de saúde do cooperador.
Este tipo de exame é parecido com o admissional, logo, o empregador exige do funcionário os testes de como ele foi readmitido na instituição. O empregado irá realizar todas as etapas de quando o empregado entrou na empresa.
Exames ocupacionais para mudança de função
Os exames de mudança de função são feitos dentro da empresa Portanto, quando ocorre a mudança de função, a empresa precisa realizar os exames para que o funcionário assuma sua nova carga.
Para isso, o setor médico da empresa obriga-se a realizar os testes clínicos e de ocupação do trabalhador. Na avaliação é visto se o colaborador está apto a exercer a função pretendida. Requer-se este tipo de exame antes do empregado ocupado o cargo desejado.
Enfim, esses são exames exigidos por leis nas empresas. Vale ressaltar que os laudos desses exames só podem ser emitidos por um médico do trabalho. Afinal, apenas este está qualificado para analisar o resultado obtido no exame e assim emitir o ASO.
Enfim, entendeu a importância dos exames ocupacionais , e como eles se relacionam com a sua entrada ou saída de uma empresa? Se gostou deste artigo comenta aqui abaixo. Forte abraço e até o próximo post!