Decoração e Casa Saúde e Emagrecimento

Acessórios que todo amante de vinho deve ter

Se você se considera um amante de vinho e quer estar atualizado, esta lista irá ajudá-lo a conhecer em primeira mão os utensílios mais recentes para que um bom vinho não perca qualidades quando servimos. Saiba quais são os acessórios que todo amante de vinho deve ter, aqui neste artigo!

Alguns desses instrumentos servem para preservá-los em sua plenitude, enquanto outros permitem que permaneçam ótimos quando estão na mesa para serem consumidos. Você poderá encontrá-los em lojas de vinho.

Saca-rolhas

O primeiro saca-rolhas remonta ao século XVII na Inglaterra, embora a primeira patente fosse a de Samuel Henshall. Embora o primeiro tenha uma forma em “T”, este utensílio estava evoluindo até que Edward Thompson em 1802 acrescentou um “chapéu” que envolvia a boca da garrafa e uma espiral para introduzi-lo na cortiça. Agora existem modelos diferentes. Um deles é o das placas, que é utilizada para vinhos antigos e que consiste em duas folhas metálicas que são introduzidas entre a rolha e o gargalo da garrafa.

Cortador de cápsula

Embora possamos fazê-lo com o saca-rolhas, existe a cápsula que separa rapidamente a rolha.

Taças de vinho

Um fator fundamental ao beber um vinho é ter uma taça específica para tal. Para fazer isso, ela deve atender a certos requisitos: que tenha uma haste longa e que seja abaulada, transparente, lisa e feita de vidro fino. Você deve sempre levar o caule para evitar o aquecimento do vinho.

Balde para colocar gelo e bebidas

Sem dúvida, são indispensáveis ​​para vinhos brancos, rosados, espumantes e aperitivos. O balde com gelo serve para esfriar ou evitar a perda de temperatura. Há também alternativas, como tampas de resfriamento de gel, semelhantes aos blocos mais frios de refrigeradores portáteis, que cobrem a garrafa inteira. Eles são um pouco menos eficazes que os baldes de gelo.

Lito

Geralmente usado nos restaurantes mais refinados, este pano que normalmente é branco serve para ajudar o garçom ou o sommelier a servir o vinho e evitar que a gota caia sobre a toalha da mesa. Também é usado para secar a garrafa se estiver esfriando num balde.

Folhas anti-gotejamento ou anéis de gotejamento

Uma alternativa ao litó clássico são essas folhas que são introduzidas no gargalo da garrafa ou nos anéis que o envolvem, evitando que a gota caia sobre a toalha de mesa e a manche. Uma solução muito prática e reutilizável.

Decantador

Se você planeja abrir uma reserva ou adega, é aconselhável decantá-lo para que o vinho seja oxigenado e exalte todos os seus aromas. Ele também serve a técnica de decantação, que consiste em separar o vinho de qualquer sedimento gerado na garrafa. Isso é feito com uma vela, transferindo lentamente o vinho da garrafa para o jarro decantador.

Tampa para vinhos espumantes e vinhos

Ao abrir uma garrafa de vinho, é melhor e mais aconselhável beber tudo para evitar a oxidação pelo ar. Caso contrário, esses plugues impedirão muito o contato com o ar. E se você quiser armazenar vinhos espumantes, existem rolhas adequadas para isso.

Bomba de vácuo

No ponto anterior, enfatizamos que devemos evitar o contato do ar com o vinho. Embora as tampas sejam eficazes, as bombas de vácuo são ainda melhores porque extraem o ar de dentro da garrafa e, assim, mantêm suas qualidades organolépticas por mais tempo.

 Termômetro

Se você quiser beber o vinho na sua temperatura correta, você pode optar por um termômetro para medir seus graus. Lembre-se, branco e rosé deve ser em torno de 7 graus, enquanto os vinhos tintos devem ser consumidos entre 14-18 graus, dependendo do seu envelhecimento.

Adega pequena e portátil

É uma solução para os problemas de temperatura dos vinhos ou se estiver interessado em preservar alguns vinhos com um longo envelhecimento. Existem muitos modelos, desde os de oito garrafas até os de grandes capacidades, especialmente projetados para a hospitalidade.

Essas são boas alternativas para beber um copo de vinho e apreciá-lo da melhor maneira possível.

 

Back To Top