Saúde e Emagrecimento

ASO: O que é e para que serve?

O ASO é solicitado por empresas, a fim de identificar se o trabalhador está ou não apto as atividades realizadas no ambiente de trabalho. Saiba mais sobre o ASO e para que serve, aqui neste artigo.

O que é ASO?

A medicina exerce um papel fundamental em diversos aspectos, os quais não ficam de fora quando o assunto é constatar o estado de saúde no exercício das funções de trabalho em empresas, entre outros.

O ASO é um Atestado de Saúde Ocupacional, o qual se trata de um documento que constata a avaliação médica realizada sobre estado de saúde do trabalhador, a fim de identificar se o mesmo está apto às atividades que devem ser exercidas em seu cargo na empresa.

Esse documento é muito importante, uma vez que informa o estado de saúde dos funcionários e contribui para segurança no trabalho.

O exame deve ser solicitado por todas as empresas que admitem funcionários registrados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Esse atestado de saúde ocupacional está presente na NR 7 (Norma Regulamentadora) do Ministério de Trabalho, o qual foi incluído com objetivo de contribuir para o controle da saúde ocupacional, a fim de reduzir os acidentes, doenças e outros.

O ASO faz parte do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), o qual realiza o controle de saúde dos funcionários de empresa, monitorando suas exposições a possíveis riscos no ambiente de trabalho.

Para que serve o ASO?

O principal objetivo do ASO é verificar se o colaborador está em condições de realizar atividades específicas na empresa, de acordo com a sua profissão ou funções estabelecidas no ambiente de trabalho.

Com o diagnóstico realizado em clínica de exame admissional, é possível impedir que, por exemplo, um funcionário com problema auditivo, trabalhe em funções que deva se expor a ruídos altos.

O ASO auxilia na documentação de riscos que o colaborador possa enfrentar e se exposto no seu emprego, além disso, podem ser solicitados exames mais específicos, caso sejam encontrados alguns riscos.

Ao ser identificado o risco que o funcionário pode enfrentar, são indicados os exames específicos que devem ser realizados para monitorar a saúde do colaborador.

Quando o ASO deve ser realizado?

O ASO deve ser realizado, além de emitido quando o trabalhador tiver que realizar os seguintes exames:

  • Exame admissional
  • Exame demissional
  • Exame para mudança de função
  • Exame periódico
  • Exame para retorno ao trabalho

O atestado de saúde ocupacional será solicitado pela empresa, conforme mencionado acima.

 

 

Back To Top