Em algum momento da vida, com certeza, você já ouviu a frase: “roupa escura atrai o calor”, não é mesmo? Muitas pessoas acreditam nisso, no entanto, existem explicações científicas sobre o calor que as cores de roupas atraem.
Confira aqui neste a influência das cores no calor e roupas ideais para se refrescar nos dias mais quentes do ano.
Por que as cores podem refletir o calor?
A energia térmica obedece às mesmas leis de conservação que a energia luminosa. Se uma determinada substância reflete a maioria dos comprimentos de onda da luz, a maior parte da energia térmica também será refletida.
Portanto, devido à natureza da luz visual, as cores que refletem a maioria dos comprimentos de onda da luz tendem a ser mais frias do que aquelas que refletem apenas algumas. Compreender como esse princípio se aplica a cores diferentes pode permitir que uma pessoa fique sinta a temperatura mais quente ou refrescante simplesmente vestindo roupas de cores diferentes.
Mito ou verdade: a cor das roupas pode influenciar na sensação de calor?
Cores escuras ou cores claras para o calor
As pessoas afirmam que as cores claras são a maneira ideal de se refrescar em dias quentes. Mas, as roupas claras refletem uma grande quantidade de ondas de energia que entram no planeta. Isso significa que ela reflete os raios do sol de volta.
No entanto, a ideia de quem roupas escuras trás calor está incorreta, Uma vez que, o calor não termina quando o sol toca nossas roupas. Também estamos recebendo suor e sangue quente. Quando todo o calor do corpo atinge as roupas claras que o cobrem, ele é refletido de volta para o corpo.
A melhor cor para se refrescar no calor é o preto. Embora o preto absorva tudo o que vem do sol, ele também absorve a energia do corpo em vez de refletir a mesma novamente.
As roupas de cor preta absorvem a luz solar e calor que irradia seu corpo. As roupas brancas não só reflete a luz do sol, mas também reflete o calor interno de volta para o corpo.
Quais as peças de roupas e cores ideais para o calor
Para passar pelo verão e dias mais quentes de forma refrescante, podemos nos atentar mais do que as cores, ou seja, prestar atenção no tipo de tecido que estamos vestindo. Os tecidos ideais para se manter refrescado nos dias de calor são:
Algodão
O algodão é o tecido mais leve e fresco. É uma fibra natural que deixa a pele respirar.
Sarja acetinada
Tecido 100% algodão. É um pouco mais fino que o jeans. Tem um toque brilhante e uma aparência mais refinada. Não é um tipo de sarja (apesar do nome), mas tem uma semelhança com a sarja comum devido ao seu peso.
Cetim
O cetim pode ser fabricado com vários tipos de materiais, os fabricados com algodão e seda são leves e frescos. As de seda são leves, boas para roupas soltas no corpo, porque não são tão frescas quanto o algodão. Poliéster ou poliamida, são mais brilhantes (estilo carnaval de fantasia) e não se adaptam bem às roupas, têm toque seco e super aquecem o corpo.
Lã fria
É feito com 100% de lã, mas adequado ao calor, bom para estações e regiões com variações de temperatura, como a região sul. O tecido é feito da composição de fios muito finos. Seus rótulos são chamados de “Super 100, 120, 150, 180” e, quanto maior o número, mais fina será a linha. É amplamente utilizado na fabricação de roupas para homens e mulheres.
Linho
Este tecido é feito da própria planta “linho”, tem um toque mais rústico e é facilmente amassado, mas esse é o seu charme. Normalmente, as peças feitas com este tecido têm um tom cru ou branco, mas hoje já encontramos peças coloridas e vibrantes
Viscose
A base de viscose é feita de celulose, mas é uma fibra artificial. Os tecidos de viscose são leves, fluidos e frescos, pois absorvem a umidade e a transpiração. O problema com este tecido é que ele enruga e encolhe facilmente.
Com roupas fabricadas a partir desses tipos de tecidos, não será preciso se preocupar tanto com as cores, mas você pode escolher peças que relacione esses dois fatores para se manter mais fresco nos dias mais quentes do ano.