Marketing e publicidade Tecnologia

O que é a Inteligência Artificial na prática?

Inteligência Artificial

Muito se fala sobre IA e a importância dela para os negócios, mas a inteligência artificial na prática está mais presente na rotina diária do que se imagina

Uma pesquisa da Markets and Markets apontou que o mercado de Inteligência Artificial (IA) pode atingir um capital de US $190 bilhões até 2025. O termo se tornou o foco das palestras de tecnologia e investimentos da indústria, mas poucos sabem como é de fato o funcionamento desse sistema, apesar dele estar presente na rotina da maioria das pessoas.

Depois de filmes, como “O Exterminador do Futuro” e “Ex-Machina”, ainda há a ideia de que a Inteligência Artificial se trata de uma tecnologia muito complexa, presente apenas em robôs. Porém, a IA já foi simplificada e é atuante em diversas áreas de Tecnologia da Informação (TI). 

Desde então, tanto grandes empresas – Apple, Google e Facebook – quanto pequenas startups estão buscando implementar a IA em suas atividades. A partir da Inteligência Artificial, os computadores são capazes de analisar uma abundância de dados e simular o raciocínio humano para solucionar problemas, com isenção de erros, em alta velocidade. 

Continue lendo para entender como a Inteligência Artificial funciona na prática!

Benefícios da Inteligência Artificial na prática

Seja qual for o setor da sua empresa, a IA considera estratégias personalizadas para cada situação, como:

  • Classificação de dados – Muitas vezes, o sistema da empresa possui tantas informações, que se perdem. Com a IA, há uma categorização dos dados para identificar os úteis e deletar os dispensáveis;
  • Melhora no atendimento ao cliente – O sistema agiliza o atendimento ao cliente, deixando-os mais dinâmicos, e, consequentemente, o consumidor mais satisfeito;
  • Personalização do consumidor – Diante da análise de dados, o computador consegue identificar padrões no hábito de consumo dos clientes para sugerir estratégias que aumentam as chances de venda;
  • Redução de erros – As ações humanas são falhas e o computador é assertivo, reduzindo os prejuízos e aumentando os lucros;
  • Automação de atividades –Tarefas repetitivas, burocráticas e volumosas demoram muito para ser realizadas por trabalhadores humanos. Quando são automatizadas por máquinas, há mais produtividade e os funcionários têm mais liberdade criativa para outros serviços.

Exemplos de Inteligência Artificial na prática

São tantas vantagens que, além do uso empresarial, a IA é usada em projetos pessoais e rotineiros. Veja como essa tecnologia está presente em diferentes setores da indústria e como ela influencia o dia a dia!

IA para uso pessoal

Usada para organizar a rotina, aumentar produtividade e entreter, a IA está em diferentes recursos usados diariamente:

  • Streamings – Serviços como a Netflix e Spotify personaliza as ações conforme os gostos dos usuários, personalizando a experiência, apresentando conteúdos que o cliente realmente gostará;
  • Aplicativos de geolocalização – No que diz respeito à navegação, Uber, Waze e Google Maps contam com a IA para apresentar as melhores rotas, baseadas na análise do trânsito, acidentes da estrada e otimização de tempo;
  • Assistentes Virtuais – As assistentes pessoais, como Siri (Apple), Cortana (Microsoft) e Alexa (Amazon), são as secretárias que estão sempre a disposição para resolver as mais diversas perguntas, dar dicas e entreter.
  • E-commerce – Na mesma lógica das compras online, a IA entender o momento certo de oferecer produto e promoções;
  • Mecanismos de Busca – O Google é uma das plataformas mais avançadas no uso de Inteligência Artificial, tanto na área financeira, quanto na análise de ranqueamento dos sites.

IA para indústrias

Apesar do investimento inicial ter um custo relativamente elevado, o lucro que esse sistema é capaz de gerar é muito maior. Conheça algumas aplicações da IA para empresas:

  • Serviços de frete e entrega – Assim como em aplicativos de navegação, a IA otimizou os serviços de frete. Ela é capaz de planejar as entregas de forma que seja mais eficiente, barato e seguro para os operadores;
  • Bots de atendimento – Os bots são os atendimentos ao cliente por robôs, capazes de responder com eficiência aos questionamentos dos clientes e simular conversas humanas. Dessa forma, os consumidores ficam satisfeitos com a agilidade do suporte;
  • Análise de crédito e fraude – Empresas da área financeira aproveitam a IA para analisar o crédito e evitar taxas de inadimplência e prevenir prejuízos. O sistema identifica ações suspeitas e padrões de comportamento irregulares de cartões;
  • Coleta de preços – Para não perder boas oportunidades de compra de matéria-prima, é necessária uma análise constante dos preços dos fabricantes e dos concorrentes, para basear a precificação dos produtos finais. 

Conclui-se, portanto, que os serviços realizados por Inteligência Artificial apresentam economia de tempo e vantagem competitiva em relação à concorrência.

Back To Top