Automóveis

Saiba qual é a broca ideal para cada tipo e tamanho de furo

Broca

Ter uma coleção completa de broca para furadeira em casa pode ser muito útil, mas também bastante custoso. Por isso, saber exatamente qual broca comprar para cada finalidade pode ser de grande valia, para quem gosta, ou precisa, fazer trabalhos manuais. Todo mundo já precisou fazer um furo para fixar um parafuso, e não achou a broca certa, e isso pode ser estressante, não é mesmo?

Então, para evitar que isso aconteça, iremos te contar mais sobre os tipos de broca, e qual é o tipo e o tamanho ideal para cada furo. Ficou interessado? Então não deixe de ler até o final, e saiba mais!

Como escolher a broca certa?

O jeito mais fácil de acertar na escolha da broca para fixar parafusos, ou fazer furos, é observar o material onde ele será feito. Afinal, cada broca é feita com elementos voltados para tipos específicos de material. Se a parede é de madeira, busque por uma opção para esse fim. Já se for de concreto, você precisará de uma broca mais dura e resistente, por isso, esse deve ser o critério de decisão antes de comprá-la.

Também existem alternativas mais tecnológicas, que trabalham bem em quase todos os tipos de materiais, mas elas costumam ser um pouco mais caras que as demais. Contudo, se você precisa trabalhar com diversos materiais diariamente, o investimento pode valer a pena. Já se você trabalha como marceneiro, por exemplo, e trabalha somente com madeira, ou se é serralheiro, e precisa furar placas de metal, o ideal é buscar opções de brocas voltadas para esses materiais em específico.

Tipos de brocas ideais para cada material

Já sabemos como é importante escolher a broca certa, de acordo com cada material. Agora vamos ver alguns dos principais tipos de broca para cada um deles. Dessa forma, você poderá escolher a broca certa, que realize o trabalho adequadamente, e não danifique sua furadeira, nem a parede onde o furo será feito.

Broca de três pontas

Feita em aço carbono, essa é a broca mais conhecida dos trabalhadores que precisam fazer furos em madeira. O material usado em sua fabricação tem como foco diminuir e resistir ao calor causado pelo atrito entre a broca e a madeira. Como o próprio nome sugere, ela é formada por três pontas, o que dá mais firmeza na hora de fazer furos na madeira, que costuma ser bem lisa para essa finalidade. Ela possui um ótimo custo-benefício, e oferece boa durabilidade para quem precisa trabalhar com a furadeira diariamente.

Broca escalonada

Esse é o modelo mais indicado para quem precisa fazer furos em paredes e outros elementos de metal.

Seu formato é muito característico, pois ela é em formato de cone, e possui esse nome por conta dos “degraus” que possui ao longo de sua ponta.

Ela também se fabrica com materiais que resistem ao calor causado pelo atrito.

Geralmente usada para furar placas ou chapas de metal, a broca escalonada oferece um acabamento perfeito, sem danificar o material, e sem impor muito esforço à furadeira.

Broca de vídea

Também chamada de broca de metal duro, a broca de vídea é ideal para fazer furos em materiais compostos por concreto. Além disso, por sua composição mais resistente, ela também é comumente usada para furar pedras, como granito e mármore.

Uma das principais características desse modelo de broca, é que ela é feita em formato de flecha, o faz com que os resíduos, que geralmente saem desse tipo de material, não travem a broca, ou danifiquem a furadeira, o que confere ao trabalhador mais segurança e rapidez para concluir o trabalho.

Broca SDS

Essa também é uma opção de broca para concreto, além de granito, pedra, mármore e tijolos.

Ela se divide em duas categorias, de forma a garantir um trabalho mais ágil em qualquer situação, são elas:

  • Brocas SDS Max: Indicadas para materiais de até 4 kg;
  • Brocas SDS Plus: indicada para materiais de mais de 4 kg.

Muito resistentes, elas oferecem uma ótima durabilidade. Elas vêm com um sistema de encaixe diferenciado, o que permite mais segurança e firmeza na hora de realizar os furos.

Broca para vidro

Por ser um material muito sensível, para fazer furos no vidro, o indicado é usar uma broca especial para o serviço. Também conhecidas como broca diamantada, as brocas de vidro são banhadas em uma camada de diamante, o que confere a ela mais delicadeza e dureza na hora de furar o material. Agora que você já conhece os diferentes tipos de brocas, compartilhe a matéria com seus amigos, para que todos fiquem bem informados sobre o assunto!

Back To Top