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Podcasts são a nova aposta do marketing

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Em 2021, foram gastos 2,3 bilhões de dólares com publicidade nos podcasts; a nova plataforma está abrindo um mar de oportunidades no mundo das finanças.

Os podcasts são os melhores companheiros das horas de trânsito, da pia cheia de louça, da academia e da faxina. Dados da IAB Brasil, apontaram que, atualmente, 40% dos usuários da internet acompanham um ou mais podcasts. 

Os brasileiros, os irlandeses e os suecos – população que inventou o Spotify –  lideram pesquisas quando o assunto é consumo de podcasts. Apesar dos conteúdos de áudio no formato digital existirem há um tempo, se popularizaram na pandemia de Covid-19, quando as plataformas de streaming (Amazon Music, Spotify e Deexer) investiram no formato.

A identificação por parte do público se deu pela flexibilidade do conteúdo. Os podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar, são de graça e economizam tempo, já que podem acompanhar outra atividade. Com a ascensão entre a população, empresas perceberam uma oportunidade de movimentar as finanças com publicidade e marketing nos podcasts.

Principalmente no Brasil, pois das 10 horas que os brasileiros passam na internet, 1 hora é exclusiva para o consumo de podcasts. Logo, é possível encaixar tanto propagandas explícitas quanto marketing de conteúdo nos programas. Veja como os podcasts se tornaram ótimas opções de investimento!

O que é podcast?

Podcast, ou áudio marketing, a união de iPod (reprodutor de música portátil da Apple) com broadcast (método de distribuição de conteúdos sonoros por rádio ou TV). Pode-se explicá-lo como uma evolução dos programas de rádio, porém pode ser acessado com mais facilidade e ouvido a qualquer hora. 

Esses conteúdos se dividem em categorias, baseadas em seus temas – educação, saúde, entretenimento, cultura, entre outros – e em seus formatos – entrevista, reportagem, contos de história, debate e muito mais. Os episódios não têm uma média de duração, alguns duram mais de 2 horas, outros se limitam a 15 minutos.

Como os podcasts lucram? 

Em 2021, o Spotify reformulou a plataforma para os podcasts aderirem aos anúncios e gerar relatórios de impressões para os anunciantes. Desde então, os empresários passaram a investir fortemente nos podcasts, pois, segundo uma pesquisa da UNISINOS, 76% dos ouvintes pesquisam ou compram após ouvir uma publicidade nos episódios.

A publicidade pode ser integrada ao conteúdo do podcast, de forma mais natural e descontraída, ou como uma propaganda de TV, com um espaço próprio no meio do episódio.

Algumas marcas também estão vendo oportunidades de marketing de conteúdo com os podcasts. Ou seja, para divulgar as ideias da marca, investem nos conteúdos de áudio e ampliam o alcance da empresa, conseguindo monetização de forma indireta e orgânica. É uma forma de se aproximar do público e gerar valor para a marca. 

 O CEO da Wondery, estúdio de podcast da Amazon Music, contou em entrevista ao blog da Amazon Ads que o podcast tem o poder de criar sentimento de conexão com o público, como se fosse um amigo compartilhando histórias.

Razões para investir em podcasts

Pode-se concluir que os podcasts são um ambiente pouco explorado do marketing e das finanças, mas que se mostra promissor. As vantagens principais de apostar nos conteúdos de áudio digital são:

  • Baixa concorrência – diante de milhões de blogs e contas no Instagram, existem menos de 200 mil podcasts no Brasil, logo, a competição de marketing de conteúdo é baixa;
  • Otimizado para dispositivos móveis;
  • Interagem com outras redes sociais – o público do podcast se transforma em seguidores no Instagram, por exemplo;
  • Fácil criação – alguns programas são gravados com apenas um gravador de celular, o importante é contar uma boa história.

Podcasts mais ouvidos no Spotify BR

O Spotify é o streaming preferido dos brasileiros para ouvir podcast, segundo dados da Statista e Ibope. Cerca de 25% dos ouvintes o preferem. 

Em 2021, segundo a Retrospectiva anual da plataforma, o podcast mais escutado no Brasil foi o “Horóscopo Hoje”, que faz previsões diárias para cada signo. Porém, o episódio mais procurado foi do programa Mano a Mano, em que Mano Brown entrevista o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

No cenário gera, atrás do “Horóscopo Hoje”, os 5 podcasts mais escutados por brasileiros no último ano foram: 

  • “Mano a Mano” – programa de entrevistas do rapper Mano Brown, que debate questões raciais, música, política e religião;
  • “Flow Podcast” – programa de entrevistas  de políticos, influencers digitais e celebridades;
  • “PrimoCast” – programa sobre investimentos e finanças de Thiago Nigro;
  • “Café da Manhã” – programa de notícias sobre os principais assuntos do Brasil e do mundo, ligado à Folha de São Paulo.
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