A escolha entre MOP e pano de chão depende do objetivo da limpeza, mas requer cuidados quanto ao material de cada equipamento.
Quando a gente fala em limpeza do chão, seja qual for o ambiente, os primeiros equipamentos que nos vêm à mente são rodo e pano de chão, não é? Mais recentemente, cresceu o uso, também, do MOP, ou esfregões. Porém, ele é mesmo eficiente? Qual o melhor para cada tipo de limpeza, MOP ou pano de chão?
A figura do MOP foi imortalizada com o filme Joy , estrelado por Jennifer Lawrence, que conta justamente a história de invenção do equipamento. Hoje, há diferentes tipos e modelos no mercado, confeccionados em vários materiais.
O que não significa, entretanto, que o tradicional pano de chão tenha sido abandonado! Assim como os esfregões, os materiais dos panos também evoluíram, adquirindo características absorventes e resistentes . Isso é bom para você avaliar qual dos dois é mais indicado para cada tipo de limpeza.
MOP ou pano de chão, eis a questão
A verdade é que você pode limpar os ambientes da sua casa com qualquer um dos dois, facilmente. Isso vai depender do grau de sujeira, é claro, assim como a pressão de cada pessoa! Vejamos as características e vantagens de cada um.
Quando usar pano de chão na limpeza da casa?
O pano de chão, diferente da vassoura, sempre foi usado para uma limpeza menos superficial. Ainda, quando a pessoa deseja dar um brilho a mais no piso com produtos específicos para isso.
Além disso, os panos de limpeza em geral são usados para remoção de poeira e sujeira, bem como eliminação de vírus e bactérias. Porém, com o passar do tempo, o pano de chão tornou-se ultrapassado pela torção, contato com a sujeira e propensão à contaminação.
A boa notícia é que estes fatores foram melhorados com a evolução dos materiais utilizados na fabricação dos panos. Em outras palavras, foram combinados panos de chão com maior capacidade de absorção a partir do uso de tecidos inteligentes.
Só para ilustrar, atualmente, há panos de chão do tipo multiuso fabricados com materiais compostos por 55% de celulose. Na prática, estes panos trouxeram uma nova realidade às limpezas mais rigorosas que, também, acomodaram maior rapidez.
Além disso, os panos de chão mais modernos têm materiais mais resistentes, ou seja, não soltem fiapos. De leve caminhada, são ultra absorventes e, pelo tipo de material, também são mais fáceis de torcer.
Sendo assim, no uso diário, acabam assumindo um papel mais econômico na limpeza, tanto doméstico quanto industrial, mecânico e dos ambientes de saúde.
Para a limpeza de pisos, os panos de chão mais indicados, então, são os de microfibra ou com alta porcentagem de celulose. Isso garante maior poder de absorção e resistência. Como não soltam fios, podem ser usados úmidos ou molhados.
Quando usar o MOP
Tanto o MOP quanto o esfregão convencional servem para limpezas mais pesadas, assim como o pano de chão. A diferença está no tipo de material das fibras, influenciando diretamente na maciez e absorção da água ou demais produtos de limpeza.
Inicialmente, a maior vantagem do MOP está na torção, uma vez que dispensa o uso das mãos para isso. Porém, é preciso escolher um modelo com autotorção no cabo, caso contrário, a necessidade de torcer as fibras é a mesma do pano de chão.
Em suma, a utilidade do MOP é basicamente a mesma do pano de chão, ou seja, limpezas mais pesadas do piso, inclusive para remoção de sujeira, poeira e dar brilho. A priori, há maior praticidade quando se escolhe o equipamento completo, além de alcance facilitado a cantinhos de difícil acesso pela flexibilidade do material frente ao rodado.
E quanto à transmissão
A verdade é que, sem os produtos desinfetantes adequados, tanto o MOP quanto o pano de chão podem bactérias e microrganismos. Sendo assim, o ideal é usar desinfetante no piso e deixar que o produto fique em contato com a superfície por, pelo menos, dez minutos antes de secar.
Outro ponto em comum ao MOP e pano de chão diz respeito à troca frequente da água misturada ao produto de limpeza. Não dá para limpar a casa toda com uma água só, então, renove a solução a cada cômodo limpo. E, por fim, sempre higienize o pano de chão ou o MOP para que microorganismos e odores emitidos não infestem sua casa.